PESQUISA SOBRE A
INCLUSÃO ESCOLAR E A OFERTA DO AEE NO MUNICÍPIO E NA ESCOLA
Nome do Cursista: Maria de Fátima de Miranda Castro
Número da Turma:
33
Estado / Município Polo: Juazeiro Bahia
Estado / Município Abrangência: Sento-Sé Bahia
Nome da Escola: Escola Núcleo Dois de Julho
Estado / Município da Escola: Sento-Sé Bahia PV:
Riacho dos Paes
Data(s) da realização da pesquisa:03 de maio 2013
DADOS SOBRE O MUNICÍPIO
x
1.(X
)
|
2.( )
|
3.( )
|
4.( )
|
5.( )
|
Mais
que 5.( ) Quantas? _____
|
2. Este número é
suficiente para atender à demanda?
Sim (
).
Não ( X ). Quantas salas faltam? ____10_______
3. Em média, quantos
alunos são atendidos em cada sala de recursos multifuncional no seu Município?
Menos
de 10.
|
( )
|
|
Entre
10 e 20.
|
( )
|
|
Mais
de 20.
|
(X
)
|
Quantos?
_50___
|
4. O que define a
organização do AEE oferecido nas salas de recursos Multifuncionais do seu
município?
·
A formação dos professores em uma deficiência
específica (intelectual, física, entre outras).
|
(X)
|
·
A formação do professor específica
para o AEE.
|
(X)
|
·
A demanda de alunos.
|
(X)
|
·
Outros. Especifique: __________________
|
( )
|
________________________________________
DADOS SOBRE A ESCOLA SELECIONADA
5. A escola selecionada
para sua pesquisa pertence à:
Rede
Municipal.
|
(X
)
|
Rede
Estadual.
|
( )
|
6. Dos recursos de tecnologia
assistiva abaixo, responda às questões assinalando com x na tabela, tendo como referência a escola selecionada para a
pesquisa. Para cada linha assinale as alternativas correspondentes.
OBS: Os recursos pedagógicos e de tecnologia
assistiva listados abaixo ilustram algumas alternativas que poderão ser
disponibilizadas aos alunos, a partir do trabalho nas salas de recursos
multifuncionais (SRM). Assinale com X a primeira alternativa: se TEM ou NÃO TEM na Escola. Se TEM,
assinale com X a segunda alternativa: se SÃO
USADOS nas SRM ou NÃO SÃO USADOS.
Caso não conheça alguns desses recursos, não responda a linha correspondente.
Tem na escola
|
Não tem na Escola
|
São usados nas
SRM
|
Não são usados
nas SRM
|
||
Engrossador
para lápis, talheres, escova de dentes pincéis,...
|
X
|
X
|
|||
Órteses
para fixar lápis, pincel, talheres,...
|
X
|
X
|
|||
Ponteira
de boca ou de cabeça
|
X
|
X
|
|||
Tesoura
mola
|
X
|
X
|
|||
Alfabeto móvel em
vários tamanhos e materiais
|
X
|
X
|
|||
Plano
inclinado
|
X
|
X
|
|||
Jogos
com diferentes materiais e tamanhos apropriados aos alunos com deficiência
física
|
X
|
X
|
|||
Mobiliário
adequado ao aluno com deficiência física envolvendo mesas reguláveis,
cadeiras com adequação postural e cadeira de rodas.
|
X
|
X
|
|||
Prancha
de comunicação com símbolos gráficos, fotografias, palavras e letras.
|
X
|
X
|
|||
Vocalizadores
em vários formatos e modos de acesso ás mensagens.
|
X
|
X
|
|||
Software
para comunicação alternativa com símbolos gráficos
|
X
|
X
|
|||
Software
de Pranchas dinâmicas onde o computador se transforma em ferramenta de voz
|
X
|
X
|
|||
Teclados
virtuais com varredura
|
X
|
X
|
|||
Teclados
de diferentes tamanhos e programáveis na sensibilidade e disposição/conteúdos
de teclas
|
X
|
X
|
|||
Colméia
de acrílico para teclado
|
X
|
X
|
|||
Mouses
de diferentes formatos e programáveis em funções de teclas e sensibilidade
|
X
|
X
|
|||
Dispositivo
para movimentação e posicionamento de cursor pelo movimento de cabeça ou
ocular
|
X
|
X
|
|||
Acionadores
de diferentes formatos que valorizam diferentes habilidades: pressão, tração,
sopro, piscar, ......
|
X
|
X
|
|||
Mouse
com plug para entrada de acionador
|
X
|
X
|
|||
Monitor
de tela de toque
|
X
|
X
|
|||
Software
editor de texto com símbolos gráficos e retorno de voz
|
X
|
X
|
|||
Software
leitor de tela
|
X
|
X
|
|||
Software
de OCR para leitura de texto impresso
|
X
|
X
|
|||
Software
para ampliação de tela
|
X
|
X
|
|||
Reglete
|
X
|
X
|
|||
Alfabeto
Braille em vários tamanhos e materiais
|
X
|
X
|
|||
Caderno
para escrita ampliada
|
X
|
X
|
|||
Lupa
com luz, manual ou de mesa
|
X
|
X
|
|||
Lupa
sem luz, manual ou de mesa
|
X
|
X
|
|||
Lupa
eletrônica
|
X
|
X
|
|||
Guia
para assinatura
|
X
|
X
|
|||
Máquina
de escrever em Braille
|
X
|
X
|
|||
Impressora
Braille
|
X
|
X
|
|||
Sorobã
|
X
|
X
|
|||
Calculadora
com retorno auditivo
|
X
|
X
|
|||
Bengalas
dobráveis
|
X
|
X
|
|||
Relógio
com retorno auditivo ou relevo
|
X
|
X
|
|||
Jogos
com sinalização em Braille ou relevo
|
X
|
X
|
|||
Jogos
com sinalizações em libras, apropriados aos alunos com surdez
|
X
|
X
|
|||
Sistema
FM
|
X
|
X
|
|||
CDs
ou softwares em libras e português
|
X
|
X
|
|||
Dicionário
em libras
|
X
|
X
|
|||
Softwares
com banco de imagens para auxiliar o estudo da LIBRAS e do Português para
alunos com surdez.
|
X
|
X
|
7. Quais são as ações da educação
especial desenvolvidas na Escola selecionada para a pesquisa? Se for o caso,
pode assinalar mais de uma opção.
·
Oferece o AEE.
|
( X )
|
·
Promove formação continuada de
professores de AEE.
|
(X )
|
·
Promove formação continuada de
professores da sala de aula comum.
|
( )
|
·
Oportuniza acessibilidade nos
espaços e materiais escolares.
|
( )
|
·
Orienta as famílias.
|
( X )
|
·
Estabelece parceria com outros
setores na comunidade.
|
( X )
|
·
Outras. Especifique:
|
( )
|
8. Em relação aos alunos
que frequentam a sala de recursos multifuncionais:
·
Quantos são da escola selecionada para a
pesquisa? __06___
·
Quantos são de outras escolas? ____
9. No projeto político
pedagógico da escola selecionada para a pesquisa está previsto a oferta do AEE?
Sim ( X ). De que forma? __Nas
adaptações na escola e recursos; concretização curricular; incentivações dos valores
para sua formação.____________________________________________________________________________________________________________
Não
( ). Por quê?
10. Indique quais
adequações físicas foram (estão sendo, serão) executadas na escola selecionada
para a pesquisa. Assinalar:
1:
para as ações que já foram realizadas
2:
para as ações que estão em andamento
3:
para as ações que ainda serão realizadas
X: Caso
não identifique nenhuma adequação
·
Construção ou adequação de rampas.
|
(3)
|
·
Adequação de banheiros.
|
(3)
|
·
Sinalização sonora.
|
(X)
|
·
Alargamento de portas.
|
(3)
|
·
Sinalização visual.
|
(X)
|
·
Sinalização tátil.
|
(X)
|
·
Nenhuma adequação.
|
(x)
|
Outros. Especifique:
|
( )
|
Intervenção em sala de aula regular.
11.
Quais são as ações desenvolvidas pelo profissional de AEE na SRM da escola
selecionada para sua pesquisa?
Resposta:
Atendimento no horário oposto, planejamentos com todos os professores
da sala regular, intervenções, discussões, parceria com a família.
12. O AEE
contribuiu para a melhoria do desempenho do aluno que freqüenta esse serviço?
Não (
). Por que? __________________________________________________________________________________________________________________________
Sim (x ). Em que?
Na comunicação, socialização, no
desenvolvimento, e na aprendizagem. _________________________________________________________________________________________________________________________
13. Como o Professor de AEE se
articula com o Professor da sala de aula comum para que ambos possam atender
adequadamente as necessidades dos alunos que tem em comum?
Resposta:
Por meio do convivio, comunicação e troca de experiência. ___________________________________________________
14. Qual a
participação da família no AEE na escola selecionada para a pesquisa?
Resposta: A família deixa a desejar. __________________________________________________
15. Em que período
os alunos frequentam a sala de recursos multifuncionais da escola selecionada
para a pesquisa?
·
No período oposto ao das aulas na
sala de aula comum.
|
(X
)
|
·
No mesmo período em que frequentam
as aulas na sala de aula comum. Justifique.
|
( )
|
16. Outras
observações que você considera relevantes a partir da pesquisa realizada.
Atualmente a escola
não dispõe de uma sala de recursos multifuncional, mas não deixa de ter o
atendimento do AEE, pois existe uma sala no qual os alunos recebem o
atendimento diariamente e nesta são trabalhadas as dificuldades de cada aluno
com os métodos e recursos disponíveis na mesma
RESUMO:
RESUMO:
A
educação inclusiva é um processo de suma importância para a inserção do
deficiente no âmbito escolar. De modo que, além de seu aprendizado
surjam também outras conquistas como a interação, respeito e confiança
por parte das pessoas sem necessidades especiais.
Incluir,
no sentido educacional trata-se de inserir um aluno especial no ensino
regular valorizando e incentivando as suas potencialidades não se
esquecendo das suas limitações, e sim fazer o uso de recursos possíveis
para facilitar o desencadeamento dos principais objetivos que são a
aprendizagem, interação e ascensão social. Que consequentemente resultam
na satisfação pessoal proporcionando prazer em realizar as práticas
educacionais.
Olá!
ResponderExcluirO blog está com um colorido que deu um super destaque.
Os conteúdos também ganham destaque pela sequência escolhida!
Parabéns!
[]s