Prancha de Comunicação
As crianças com TEA pode apresentar
dificuldade na comunicação também são marcantes e podem afetar habilidade
verbais e não verbais podendo haver atraso ou falta total de desenvolvimento da
língua falada. O aluno com impedimento na comunicação nem sempre participa dos
desafios educacionais, por que os professores desconhecem estratégias e
alternativas de comunicação para garantir a esses alunos meios de se
expressarem suas habilidades duvidas e necessidades. Os recursos da CAA
possibilita a construção de novos canais de comunicação através da valorização
de todas as formas expressiva já existente na pessoa com dificuldade de
comunicação.
A prancha de comunicação é um recurso
da CAA que apresenta de forma organizadora um conjunto de símbolos, e que cada
símbolo pode facilitar a comunicação entre o professor do AEE como também o
professor da sala regular, as pranchas deve ser feita do tamanho e formato
necessário e na confecção, são utilizados materiais variados como folha de
papel, cartolina, isopor e madeira.
A prancha de comunicação possibilita ao aluno com TEA o desenvolvimento da
linguagem, através da prancha de comunicação o professor do AEE e da sala comum
pode utilizar os símbolos para facilitar a comunicação do aluno com TEA, este
trabalho pode ser iniciado com pouco símbolos e a medida que o vocabulário do
aluno vai aumentando um maior numero de símbolo e inserido em sua prancha,
tendo em vista a melhoria em seu
desenvolvimento e aprendizagem.
Ola colega, muito interessante sua atividade, pois através da prancha de comunicação tanta o professor do AEE como o professor da sala comum pode comunicar-se com o aluno, possibilitando assim o seu desenvolvimento e aprendizagem.
ResponderExcluir