sábado, 7 de junho de 2014

Atividade para aluno com TGD

                            Prancha de Comunicação              

     As crianças com TEA pode apresentar dificuldade na comunicação também são marcantes e podem afetar habilidade verbais e não verbais podendo haver atraso ou falta total de desenvolvimento da língua falada. O aluno com impedimento na comunicação nem sempre participa dos desafios educacionais, por que os professores desconhecem estratégias e alternativas de comunicação para garantir a esses alunos meios de se expressarem suas habilidades duvidas e necessidades. Os recursos da CAA possibilita a construção de novos canais de comunicação através da valorização de todas as formas expressiva já existente na pessoa com dificuldade de comunicação.




       A prancha de comunicação é um recurso da CAA que apresenta de forma organizadora um conjunto de símbolos, e que cada símbolo pode facilitar a comunicação entre o professor do AEE como também o professor da sala regular, as pranchas deve ser feita do tamanho e formato necessário e na confecção, são utilizados materiais variados como folha de papel, cartolina, isopor e madeira.




        A prancha de comunicação possibilita ao aluno com TEA o desenvolvimento da linguagem, através da prancha de comunicação o professor do AEE e da sala comum pode utilizar os símbolos para facilitar a comunicação do aluno com TEA, este trabalho pode ser iniciado com pouco símbolos e a medida que o vocabulário do aluno vai aumentando um maior numero de símbolo e inserido em sua prancha, tendo em vista a  melhoria em seu desenvolvimento e aprendizagem.


Um comentário:

  1. Ola colega, muito interessante sua atividade, pois através da prancha de comunicação tanta o professor do AEE como o professor da sala comum pode comunicar-se com o aluno, possibilitando assim o seu desenvolvimento e aprendizagem.

    ResponderExcluir