sábado, 19 de abril de 2014

O que diferencia a Surdocegueira de DMU
        A surdocegueira é uma deficiência única em que o individuo apresenta ao mesmo tempo perdas visuais e auditivas concomitantes de graus diferentes, as pessoas que nasce com surdocegueira ou que fica surdocega não recebe as informações sobre o que está sua volta de maneira fidedigna, pois a mesma precisa de mediação, comunicação para poder receber, interpretar e conhecer o que lhe cerca. Sendo que seu conhecimento de mundo se faz pelo uso dos canais sensoriais, proximais, mediante, ao tato, olfato, paladar, anestésico, proprioceptivo. Segundo Ayres “É necessário incentivar e ensinar a pessoa com surdocegueira de como usar sua visão e audição residuais, assim como outros sentidos remanescentes. Promovendo-as de informações sensoriais necessárias que suscitem sua curiosidade.”


“São consideradas pessoas com deficiência múltipla aquelas que “têm mais de uma deficiência associada”. É uma condição heterogênea que identifica diferentes grupos de pessoas, relevando associações diversas de deficiências que afetam, mais ou menos intensamente, o funcionamento individual e o relacionamento social” (MEC/SEESP,2002).
 Portanto devem-se disponibilizar recursos para favorecer a aquisição da linguagem estruturada nos registros como gestual por exemplo. “É necessário organizar o mundo da pessoa que por meio do estabelecimento de rotinas claras e uma comunicação adequada.
É preciso desenvolver atividades de maneira multisensorial para garantir aproveitamento de todos os sentidos e que sejam atividades que proporcionem uma aprendizagem significativa com oportunidades de generalizar para outros ambientes. No entanto se a criança não pode receber informação através da visão ou oralmente e tem outras deficiências, tais como, paralisia cerebral ou outras deficiências ortopédicas, a equipe de profissionais deve trabalhar com a família para encontrar um meio de introduzir, a leitura e a escrita. Através da tecnologia que já existe e de aparelhos que podem ser preparados em casa, a comunicação e a leitura- escrita são possíveis para a criança em diferentes níveis.




Referências:


  Aspectos Importantes para saber sobre. Surdocegueira e Deficiência Múltipla. Profª Drª. Shirley Rodrigues Maia São Paulo (2011).
Coletânea UFC-MEC/2010:
Inclusão Especial na Respectiva da Inclusão Escolar – Fascículo V: Surdocegueira e Deficiência Múltipla (2010).


Um comentário:

  1. Parabéns Maria de Fátima,

    Seu texto traz informações esclarecedoras acerca destas deficiências.

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